Capacitar a indústria
do calçado

Desenvolvimento de um conjunto alargado de atividades que com o objetivo desenvolver novas ferramentas que permitam fazer crescer a indústria portuguesa de calçado

O CTCP é
reconhecido como um
Centro de Interface
Tecnológico

Notícias

Vapesol obtém certificação do sistema de Gestão Ambiental

As atuais preocupações ambientais mundiais são partilhadas na  empresa produtora de solas VAPESOL, que  há muito iniciou esta caminhada da sustentabilidade. Começou pela área da produção, com a instalação de painéis fotovoltaicos, há mais de 10 anos,  assim como implementação de  procedimentos de  gestão eficaz de recursos como a água e a energia ou a aposta constante em equipamentos mais eficientes. Outra aposta da empresa é a produção de materiais mais ecológicos e amigos do ambiente. Na sua panóplia de produtos constam várias solas biodegradáveis, biobased ou recicladas.

Recentemente, a empresa apostou na implementação do sistema de Gestão Ambiental, de acordo com Norma ISO 14001,  com o apoio do CTCP e este processo culminou na certificação da empresa.

Para Décio Pereira, CEO da Vapesol,  esta “ certificação ambiental surge como uma consequência final de um trabalho que a empresa vem a fazer há alguns anos nesta área”.

“Esta certificação é importante para toda a equipa ficar mentalizada das boas práticas ambientais que têm que ter diariamente.Assim conseguimeos ter noção que as  práticas que levamos a cabo, todos os dias, são as corretas”.

Este responsável reconhece ainda que esta certificação, pelas entidades competentes, traz confiança e fiabilidade e também visibilidade para o exterior e para os clientes, que cada vez mais procuram empresas certificadas.

Mas a empresa não pretende ficar por aqui. O trabalho nesta área é para continuar. Alguns projetos futuros são a  certificação energética e a aposta em novos produtos, nomeadamente reciclagem do EVA,  numa percentagem acima dos 50%.

Para conhecer esta empresa AQUI.







Este vídeo foi desenvolvido no âmbito do projeto kit4foot, cofinanciado pelo FITEC, Programa Interface

Voltar

Para mais informações

Centro Tecnológico do Calçado de Portugal
Rua de Fundões - Devesa Velha 3700-121 S. João da Madeira

Telefone: 256830950 Email: [email protected]   www.ctcp.pt