Capacitar a indústria
do calçado

Desenvolvimento de um conjunto alargado de atividades que com o objetivo desenvolver novas ferramentas que permitam fazer crescer a indústria portuguesa de calçado

O CTCP é
reconhecido como um
Centro de Interface
Tecnológico

Notícias

Calçado modular já é uma realidade no shoe FabLab

O CTCP propôs o desafio de desenvolver calçado modular aos participantes na Oficina: shoe FabLab. Estes aceitaram o desfio e desenvolveram protótipos que podem ser inspiradores para novos projetos empresariais. Cada formando desenvolveu um modelo com três variantes diferentes. O desafio teve alguns contratempos, o maior deles a pandemia provocada pelo COVID-19 que obrigou a uma paragem, no entanto adaptamo-nos  e o objetivo foi atingido com sucesso.

A Oficina: Calçado Modular, que terminou em junho 2020, decorreu no Shoe FabLab nas instalações do CTCP em São João da Madeira, constituido por 125 horas de formação prática, em todo o processo na produção de calçado.

O desafio de idealizar e materializar novos conceitos de calçado foi alcançado. Os participantes tiveram a oportunidade de explorar novos materiais e tecnologias, como a impressão 3D, os materiais reciclados e recicláveis, a produção de calçado com o mínimo de costuras, ou a possibilidade de customização pela cor.

Para além de incentivar à criação de novos conceitos de produto, como fator central para a projeção de novos conceitos de calçado que marcam a diferença, esta formação permitiu  transmitir conhecimentos sobre todo o processo de produção de um sapato (criação, modelação, corte, costura, montagem e acabamento), bem como sensibilizar para a importância dos produtos  incorporarem fatores cada vez mais sensíveis ao consumidor, incluindo temas como a sustentabilidade, responsabilidade social, economia circular e ciclo de vida do produto, ou fatores como a funcionalidade, conforto e estética.



Fotos dos modelos desenvolvidos nesta oficina.


Esta Oficina foi desenvolvido no âmbito do projeto kit4foot,  cofinanciado pelo FITEC, Programa Interface.


Voltar

Para mais informações

Centro Tecnológico do Calçado de Portugal
Rua de Fundões - Devesa Velha 3700-121 S. João da Madeira

Telefone: 256830950 Email: [email protected]   www.ctcp.pt